Este site utiliza cookies para colher informações analíticas sobre sua navegação. As informações dos cookies ficam salvas em seu navegador e realizam funções como reconhecer quando você retorna ao nosso website e ajudar nosso time a entender quais seções de nosso website são mais interessantes e úteis.
O SNE: Conheça o Sistema Nacional de Educação
O Brasil é um país de dimensão continental, que reúne características culturais, sociais e geográficas muito distintas. Com tanta diversidade, implantar e implementar uma política educacional de qualidade é um grande desafio. Hoje a educação brasileira apresenta desigualdades entre as regiões e entre suas redes de ensino, tanto nos recursos disponíveis como no resultado da aprendizagem.
O Sistema Nacional de Educação (SNE) se propõe justamente a reduzir as desigualdades nas oportunidades educacionais, garantindo que todos os estudantes brasileiros tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente de em que escola estejam matriculados. Para isso, o SNE institui e coordena toda uma dinâmica de cooperação entre os níveis de governo e colaboração entre as redes de ensino, tanto na gestão como na aplicação de políticas educacionais.
Sem o Sistema regulamentado, como ocorre atualmente, observa-se sobreposição de responsabilidades entre os entes federados, o que atualmente pode gerar prejuízos para a educação de uma forma geral, e numa perspectiva futura pode se agravar ainda mais. A falta de clareza sobre as responsabilidades de cada ente federado pode significar, por exemplo, a ineficiência no investimento do recurso público e a disputa por vagas em uma determinada etapa do ensino.
A proposta de um Sistema Nacional de Educação vem da Constituição Federal de 1988 em função da Emenda Constitucional nº 59/2009, e está presente na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), no Plano Nacional de Educação (2014) e em diversos debates do Legislativo e da sociedade civil. Ainda assim, não há uma proposta unificada para a sua aprovação e, atualmente, dois projetos de lei sobre o tema tramitam no Congresso Nacional. A permanência dessa pauta na agenda política é fundamental para efetivar a real colaboração entre os entes federados e para garantir qualidade na educação dos estudantes brasileiro.
Publicações Relacionadas
Sistema Nacional de Educação: a grande agenda educacional de 2022
"Estamos muito próximos da aprovação da Lei do Sistema Nacional de Educação (SNE), que certamente será a grande agenda educacional de 2022". Leia o artigo completo de Alessio Costa Lima na revista Educação Municipal, da Undime.
Colabora lança série de podcasts sobre os avanços e os desafios da educação brasileira
A partir de depoimentos de professores, estudantes, familiares de alunos e especialistas, série discute estratégias para melhorar o ensino nas escolas públicas do país.
Podcast Educação em Pauta #3: Como o Brasil pode melhorar a qualidade do ensino?
Terceiro episódio da temporada discute como garantir equidade, valorização da diversidade e pelo desenvolvimento aos estudantes