Voltar
ao Topo

Juntos por um Sistema Nacional de Educação que garanta ensino de qualidade para todos.

Publicado em 03/08/2021
Tags: movimento colabora, regime de colaboração, sne
Categorias: Conheça o SNE

Acreditamos que a educação pública de qualidade é um direito de todos os brasileiros e a chave para o desenvolvimento do país. Para construir a nação que queremos, é fundamental que todos os estudantes, independente da região onde vivam ou da rede em que estejam matriculados, tenham acesso a materiais didáticos de qualidade, professores motivados e infraestrutura adequada para o ensino e para a aprendizagem.

Garantir esses direitos em um país tão grande e diverso como o Brasil é um desafio que requer o esforço de todos. Por isso, entendemos que é fundamental e urgente a aprovação de um Sistema Nacional de Educação (SNE) que fortaleça o Regime de Colaboração entre Estados, Municípios e União, visando garantir cooperação e pactuação nas políticas educacionais.

O Movimento Colabora, o Todos pela Educação e as organizações da Coalizão do Terceiro Setor têm somado esforços para que o Congresso Nacional aprove a regulamentação do Sistema, através de amplo diálogo, encontros e articulações técnicas, estratégias reunidas no SNEemPauta.

Seu objetivo é ampliar e qualificar o debate, reforçando à sociedade a importância de aprovar o SNE. Queremos pautar públicos estratégicos e ampliar o conhecimento e o interesse sobre o tema.

O esforço inicial será subsidiar públicos sensíveis ao tema com informações e argumentos para uma atuação efetiva na fase de proposição. Com o amadurecimento do processo de aprovação, queremos assegurar que a implementação desse Sistema tenha efetividade e seja eficiente, conforme se espera.

A série especial SNEemPauta parte do entendimento de que o Sistema é o grande marco para o qual devem convergir esforços, considerando o Regime de Colaboração e a qualificação do pacto federativo como temas que sustentam políticas estruturantes para a Educação brasileira.

Compartilhe: